Mistura de Coca-Cola e Mentos – como fazer e por que explode

A mistura de balas Mentos e do refrigerante Coca-Cola provoca estouro porque quando entra em contato com a bebida, o doce faz aumentar a quantidade de gás e provoca o surgimento de bolhas muito grandes que escapam e formam uma espécie de jato de explosão.

Na realidade não há efetivo consenso entre os pesquisadores sobre o desvendar da explosão, mas a teoria mais defendida é a de que qualquer coisa que provoca uma quebra do equilíbro entre gás e refrigerante é capaz de causar aumento da saída de gás. Especificamente no caso do Mentos, como ele contém ácido cítrico, há aumento da produção do gás carbônico, o que facilita a explosão.

Para fazer uma “bomba” de Cola-Cola e Mentos siga os passos:

  • Você vai precisar de uma garrafa de dois litros de Coca-Cola Light (funciona melhor), um tubo de balas Mentos e cola branca escolar.
  • Primeiro grude todas as balas uma em cima da outra com o auxílio da cola branca. Espere secar por cerca de 2 horas.
  • Escolha um local bem grande porque vai fazer a maior sujeira. Coloque o refrigerante de pé, abra a garrafa e jogue a fileira de balas dentro do recipiente.
  • Afaste-se imediatamente e observe.
  • O ácido cítrico da bala formará mais gás carbônico e, como o doce vai parar no fundo da garrafa, este gás tende a subir com muita força para fora da garrafa.
  • O jato de refrigerante pode atingir a altura de 2 metros.

Dicas da Mundo Estranho.

2 Comentários

  • 23/2/2012 - 17:59 Wellen

    Meu primo ja fez isso e foi muiro dahora mais é perigoso tambem!
    Agora entendi o porque ocorre a explosão!

    responder
  • 18/8/2013 - 18:30 Juliana

    Olha, eu comprei uma coca-cola pequena, deve ter uns 200 ml (por ai), e eu comprei mentos (pode ser qualquer um, né?) ai eu cortei as abas da caixa e virei, e ela ficou alta, depois eu colei a coquinha na caixa, e fiz duas portinhas, uma maior do lado (pra destampar a coquinha) e outra em cima (pra jogar os mentos) e ai eu coloquei um plástico transparente na frente (pra não sair da caixa) e amanhã, dia 19/08, vai ter apresentação de ciências que eu vou apresentar a explosão do mentos e da coquinha, fora que eu vou imprimir a pesquisa do por que essa explosão acontece.

    Gostou do meu projeto? Eu fiz com o meu amigo Douglas!

    responder

Deixe seu comentário